6 exercícios para extrair algo positivo da ansiedade.
- Fabiana Mattos

- 13 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Estima-se, no Brasil, que 13 milhões de pessoas têm distúrbios de ansiedade, doença que atrapalha áreas pessoal, profissional, bem estar físico e emocional e relacionamentos.
A neurocientista Wendy Suzuki (Professora da Universidade de Nova York) diz que é possível usar a ansiedade para ser mais produtiva, otimista e até mais resistente. A ansiedade também é uma emoção projetada para nos proteger, o que acontece é que quando temos níveis muito altos de ansiedade, ela perde o seu valor podendo se tornar prejudicial.
É necessário aprender a diminuir a intensidade desta ansiedade e explorar os sentimentos que são gerados por ela, identificando o que eles querem nos dizer sobre nós mesmos.

Cuidar da saúde mental é uma opção e que requer atenção e persistência, da mesma forma que qualquer tratamento de saúde.
Os exercícios indicados abaixo contribuem poderosamente para combater a ansiedade pois atua diretamente na resiliência e força mental, dois fatores essenciais deste objetivo.
1 – TRANSFORME A ANSIEDADE EM PROGRESSO
A plasticidade do nosso cérebro é o que nos permite ser resilientes para aprender a se acalmar, reavaliar situações, reformular pensamentos e tomar decisões inteligentes. Por exemplo: a frustração pode prejudicar seu progresso e tirar a sua motivação, mas pode também te desafiar a ser melhor. Cabe a você extrair o melhor de cada sentimento e emoção.
.
2 – EXPERIMENTE ALGO NOVO
Hoje em dia com a internet conseguimos alcançar diversos cursos para treinar habilidades novas, e muitos deles inclusive de graça. Busque um novo desafio, se você nunca andou de skate, talvez este seja um desafio interessante para você. O novo te ajuda a subir de nível e sair da zona de conforto.
.
3 – PENSE SEMPRE EM RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS INCERTEZAS DA SUA VIDA
Avalie as situações de incerteza que você vive no momento, por exemplo: vou conseguir minha promoção no trabalho? Vou conseguir realizar aquela viagem de Natal? Será que meu filho vai se adaptar bem a escola nova? Agora para cada uma das suas situações de incerteza imagine o melhor resultado possível. Com isso você cria o hábito de sempre esperar o melhor e não o pior das coisas.
.
4 – MELHORE A SUA COMUNICAÇÃO COM AS PESSOAS
Esta comunicação pode ser aperfeiçoada sendo capaz de pedir ajuda quando precisa, cultivar relacionamentos que te motivam, estabelecer rede de apoio e compartilhar com eles suas dores e alegrias. Estar rodeado com pessoas que se preocupam com você, é extremamente importante, ainda mais nos dias de hoje.
.
5 – INSIRA MENSAGENS POSITIVAS NO SEU DIA
Você costuma colocar seus amigos para cima ou para baixo? Acredito eu que para cima, sempre que alguém chega meio deprimido perto de nós, acabamos de alguma forma passando uma mensagem para que esta pessoa se motive. Pois bem, faça isso com você. De manhã e a noite traga uma mensagem de positividade para você. Se puder escreva em pequenos papeis e cole em um lugar que você veja toda hora e antes de se deitar repita. A ideia é ser incentivado diariamente por você mesmo.
.
6 – SE JOGUE NA NATUREZA
Passar tempo na natureza traz grandes efeitos positivos para nós, isso é comprovado pela ciência. Estes estudos identificaram que o ganho para o bem estar-emocional e resiliência são significativos. Um parque com ambiente natural, tranquilo, sem muito movimento é perfeito para relaxar, tomar consciências dos sons da natureza, cheiros, imagens, respiração. Tudo isso ajuda na restauração da energia vital além de trazer equilíbrio.
.
São dicas simples, que estão ao alcance de todos. Basta colocar em prática que você vai sentir grande diferença no controle da sua ansiedade.
ATENÇÃO, se a sua ansiedade está tão intensa que está afetando de forma prejudicial a sua saúde e a sua vida, não deixe de buscar ajuda profissional. Os processos de autoconhecimento também auxiliam muito e eu posso te ajudar. Entre em contato comigo e vamos identificar o melhor processo para você.
Gostou? Compartilhe esse artigo e leve inspiração a outras pessoas também.



Comentários