top of page

Existe mãe narcisista perversa?

Atualizado: 16 de set. de 2021

Infelizmente a resposta é sim e chega a ser inacreditável um termo desse, isso porque crescemos com uma ideologia de que mãe é aquela que ama, aquela que cuida, aquela que faz tudo para que os filhos sejam felizes e saudáveis. Mas quando nos deparamos com o termo mãe narcisista, isso não bate com aquela ideia de mãe, na verdade parece que nem combina o termo mãe com narcisista.

ree

E por que precisamos falar sobre isso? Bom, na verdade tudo aquilo que faz parte do ser humano e que pode estar fazendo parte da realidade de alguém, precisamos encarar e falar sobre o assunto, é através da conversa que alcançamos conhecimento e é através do conhecimento que conseguimos compreender e lidar melhor com os conflitos que fazem parte da nossa vida. Então vamos falar sobre o assunto e compreender de que forma podemos lidar com esta realidade.

Antes de mais nada, eu já adianto que você vai ver muitas postagens aqui sobre o assunto, ele é extenso e necessário, por isso, para conseguir trazer mais detalhes, vou realizar diversas postagens.

Vamos lá, vamos então entender melhor o que é Mãe Narcisista para assimilar a realidade, já que este é o primeiro passo.

As mães narcisistas sofrem de TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA, é um transtorno mental assim como bipolaridade, borderline entre outros. As características padrões deste transtorno são: a grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. Porém, dentro destas características se dão uma série de comportamentos para efetivar este padrão e são estes comportamentos que prejudicam as filhas e geram as famílias disfuncionais.

O que gera este transtorno narcisista?

Ainda há muitos estudos sobre o assunto, temas assim que trazem uma obscuridade da mentes acabam sendo mais difíceis de ser definidos, porém, segundo os estudiosos o principal motivo que originam este transtorno é o ambiente e a forma com que esta mãe foi criada que pode ter sido excessivamente criticada na sua infância ou excessivamente privilegiada.

Já sabemos que muitos transtornos se dão por causa da família, é nela que iniciamos o nosso aprendizado sobre a vida, é nela que aprendemos sobre afetividade, é nela que identificamos o que é certo ou errado e criamos crenças e tudo o mais. Se esta família for disfuncional, trouxer prejuízos emocionais ou passar valores deturpados para nós, vamos ser cria de tudo isso. E então as mães narcisistas também são frutos de famílias disfuncionais.

A genética e a neurobiologia também são fatores que contribuem para este transtorno, porém em menor escala.


Quais são os comportamentos das mães narcisistas?

São abusivas, possuem autoestima frágil, aproveitam-se da condição soberana de mãe para manipulação emocional dos filhos, geram conflitos entre os irmãos, são vingativas, egocêntricas, não tem empatia, quer que todos estejam a sua disposição e serviço, pratica bullyng, sabota a felicidade alheia, abusa de álcool ou drogas, entre outros. Ainda vamos aprofundar nestas características em outras postagens.

Não se espera que uma mãe possa ter este comportamento, mas é necessário que você compreenda que as mães que possuem estas características provavelmente tem este transtorno, porém, para que haja confirmação é necessário avaliação clínica por um psicoterapeuta ou psiquiatra.

Se você identificou algum desses comportamentos em sua mãe e tem dúvidas sobre a personalidade dela, então é necessário que você converse com um psicoterapeuta, pois ele vai realizar com você um processo de investigação para que você possa ter a confirmação.

Caso a confirmação venha e você realmente esteja vivendo com um mãe narcisista, então é fato que você vai precisar dar continuidade na sua terapia para aprender a lidar com esta realidade e passar pelo processo de aceitação desta forma de ser da mãe, ressignificar as experiências do passado e identificar a melhor forma de lidar com esta verdade.

Já adianto que o primeiro passo é se afastar, lembre-se, as pessoas não mudam o comportamento é você quem deve mudar o seu em relação a ela. Caso você viva na mesma casa e não tem condição de se afastar, então precisa manter distância mesmo dentro de casa, evitar conflitos, evite falar sobre seus planos, tenha uma rede de apoio fora de casa (pessoas que te acolhem e te amam), realize práticas de bem estar, determine objetivos para sair de casa e ter a sua vida independente e construa o seu lar.

Vale lembrar que, mesmo que seja necessário o afastamento, você pode e deve continuar respeitando a sua mãe dentro do que for possível se isso vai fazer bem para você. Se afastar é algo que vai contribuir para a sua saúde mental, mas você pode continuar mantendo contato desde que seja com cuidado e respeitando limites.

Os processos de autoconhecimento auxiliam muito, pois através deles você consegue identificar os prejuízos que você pode ter sofrido por esta mãe na infância, as amarras e bloqueios que você tem e também aprender a aumentar a sua autoestima que pode ter sido afetada por ela.

Caso precise de ajuda, entre em contato comigo, estou á disposição e podemos buscar o melhor processo para você.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe para que possa alcançar mais pessoas.


Comentários


© 2021 por HvHumanas, Todos dos Direitos Reservados

bottom of page