A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO MENTAL
- Fabiana Mattos

- 6 de out. de 2021
- 2 min de leitura
A nossa mente geralmente não para, vive em constante alerta e movimento para poder dar conta da nossa vida. São preocupações, trabalho, casa, família, relacionamentos, compromissos, viagens, projetos e outras coisas, e assim nossa cabeça fica a mil por hora.

Quando nos sobrecarregamos com as nossas tarefas, sejam elas profissionais ou pessoais, nossa mente entra em um estado de movimento meio frenético e isso pode trazer alguns prejuízos a nossa saúde como estresse, confusão mental, desorganização, procrastinação, cansaço excessivo e outros.
Quando assumimos compromissos demais também estamos colocando em risco a nossa saúde mental, pois o fato de muitas vezes ter que trabalhar excessivamente para dar conta de tudo, nos causa estresse e ansiedade, por isso pare agora mesmo e faça uma análise de como anda a sua vida para identificar se a sua rotina está sendo agressiva ou não com você.
Quando exigimos muito de nós mesmos comprometemos a nossa saúde mental e física, desencadeamos doenças do corpo por causa da nossa mente. Pensar na saúde mental não é luxo e sim necessidade, sem saúde mental não somos nada e quanto compreendemos isso, compreendemos também que é necessário parar.
Vamos fazer uma pequena reflexão sobre a carga de compromissos que você pode estar carregando sem se dar conta. Veja se você está passando por alguns desses sintomas:
Sono não reparador;
Falha de memória;
Insônia ou excesso de sono;
Perda de habilidades que antes eram naturais;
Ansiedade;
Suor frio;
Desânimo e falta de prazer;
Tristeza e angústia;
Baixa resistência às doenças;
Palpitações cardíacas.
Respeitar o corpo é essencial e muitas vezes nos permitimos chegar ao limite. Entenda que o esgotamento mental não deve ser tratado como algo momentâneo ou passageiro, é preciso estar atento e o ideal é que se faça uma manutenção para que, mesmo em meio aos seus compromissos, você tenha condições de cuidar da sua saúde física e mental.
Agora vamos ver algumas dicas do que você pode fazer para cuidar da sua saúde e evitar o esgotamento mental:
Faça atividades ao ar livre, em ambientes com natureza;
Pratique atividades físicas (esportes, danças);
Meditação, mindfulness e yooga.
Faça uma leitura que não tenha a ver com o seu trabalho;
Assista filmes e documentários que fujam do seu assunto de trabalho;
Se reúna com a família e amigos para descontrair;
Faça atividades como artesanato, gastronomia, pintura, música, jardinagem e coisas que não estejam relacionados com aquilo que você trabalha ou está acostumado.
A ideia é experimentar experiências diferentes e saudáveis para a sua mente e recarregar as suas energias. Trazer desafios mentais e que estejam fora das atividades da rotina é necessário para manter a saúde mental e caso você já esteja vivendo um momento de esgotamento, então busque ajuda profissional. Me mande uma mensagem pelos contatos e eu posso te orientar no melhor programa de autoconhecimento para você.
Se cuide, a sua vida é o que você tem de mais importante.



Comentários