O PODER DAS BOAS ESCOLHAS
- Fabiana Mattos

- 4 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2021

Realizamos diversas escolhas diariamente, desde as mínimas coisas até decisões que podem mudar uma vida. Nem sempre nos damos conta disso, desta quantidade de escolhas, mas as fazemos o tempo todo desde quando acordamos até a hora de dormir.
As escolhas fazem parte dos resultados da nossa vida porque todas as nossas experiências vem das escolhas que fazemos. Se você escolhe um tipo de trabalho, vai viver com base nos resultados que aquele trabalho te traz. Se você escolhe um parceiro para se relacionar, vai ter resultados bons ou não para a sua vida conjugal. Se você escolhe certo tipo de amizade, vai ter as vivências que aquela amizade vai te trazer. É só você parar e pensar o quanto a sua vida foi influenciada pelas suas escolhas que vai entender o que eu estou falando.
Mas este texto não veio para te culpar pelas escolhas que fez até hoje. Na verdade nem sempre sabemos os resultados que as nossas escolhas podem trazer para nós. Muitas vezes escolhemos acreditando que teremos resultados positivo e acabamos colhendo resultados negativos e é exatamente aí que se dá a importância de aprender com os nossos erros.
Quando você aprender com seus erros, você começa a ser mais seletivo, isso em todas as áreas. Se você tem um relacionamento ruim, o próximo você provavelmente vai avaliar melhor as opções para escolher uma pessoa melhor para você, pelo menos o ideal é que isso aconteça.
Para escolher precisamos saber o que queremos e o que não queremos. Você faz ideia do que quer para você? Seja no trabalho, na vida pessoal, nas relações. Você sabe o que quer para si? Quando você define o que quer, automaticamente você já sabe também o que não quer. Então busque conhecer as suas vontades e aquilo que faz parte do que deseja para a sua vida. Avalie cada detalhe para que não faça escolhas com base em carências ou desespero. Isso nunca dá certo e acabamos não tendo clareza na hora de enxergar a verdade, que pode estar diante dos nossos olhos.
As escolhas tem prós e contras você sabia? Como pontos positivos das escolhas podemos ter aí a liberdade de buscar o que se quer de acordo com o que tem a ver com você e de acordo com o que deseja, como falei logo acima. Já pensou você ser obrigada a se manter em um tipo de trabalho? Já pensou você ser obrigada a se relacionar com um tipo de pessoa que você não gosta? Parece absurdo, mas infelizmente isso ainda acontece e não é pouco não. Mas acontece porque muitas pessoas ainda tem medo de mudar, não sabem o que querem ou fizeram suas escolhas com base em carências ou ansiedade. Por isso muito cuidado.
Os pontos negativos das escolhas são as consequências delas que nem sempre são positivas e quem tem que arcar é você, foi você quem escolheu então assuma os resultados mas não se culpe ou se puna por eles. O risco faz parte deste movimento, você vai correr o risco de acertar ou não então assuma e não tenha medo de voltar atrás caso a sua escolha não tenha sido positiva para você.
Agora um ponto essencial para aprimorar as suas escolhas. Tenha equilíbrio entre a emoção e a razão. Nada pode ser racional demais e nem emocional demais, se pende mais para um lado do que para o outro, as chances de dar errado é muito grande, o equilíbrio é a melhor estratégia para se alcançar boas escolhas. Aquela conversa de "SIGA O SEU CORAÇÃO" não é válida, aliás, é extremamente perigosa. Mente e coração devem estar unidos e equilibrados para que as escolhas também sejam equilibradas e condizentes com a sua realidade.
Ter poder para escolher é maravilhoso. Ter autonomia para escolher é maravilhoso. Ter autoridade para escolher é maravilhoso. Ter equilíbrio nas escolhas é maravilhoso. Cuide das suas escolhas para que tenha bons resultados e caso não tenha, aprenda com eles e siga adiante, escolhendo para amanhã algo melhor do que escolheu para hoje.



Comentários