top of page

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS

Atualizado: 28 de ago. de 2021


ree

Você já parou pra pensar em quantas escolhas já fez em sua vida? Se pensar vai ver que foram muitas, desde as menores que são as que fazemos no dia a dia, até escolhas mais importante e que podem mudar uma vida.

Nenhuma das escolhas que fazemos nos dá garantias de que serão corretas ou que trarão resultados positivos, muito pelo contrário, nunca teremos a certeza de que a escolha que estamos fazendo é a melhor, mas é preciso escolher.

Um coisa muito importante é ter consciência deste resultado, a partir do momento em que você aceita que uma escolha pode ser boa ou não, você também está se preparando para saber lidar com o resultado. Muitas pessoas criam expectativas muito altas em relação as escolhas que faz e quando a consequência é negativa, acaba tendo um prejuízo emocional enorme, muitas vezes até nem sabe lidar com o que aconteceu. Isso é um perigo para a saúde mental.

Além de ter a consciência de que suas escolhas podem trazer consequências boas ou ruins, também vou te dar aqui algumas dicas para fazer melhores escolhas para você. Preste atenção:

  • Tenha consciência do que deseja: você precisa estar muito segura do que quer quando for fazer uma escolha, a pessoa que sabe o que quer acaba buscando algo que tem a ver com ela, com isso já consegue eliminar influências ou imposições vindas de terceiros. Lembre-se que as suas escolhas tem que ter a ver com os seus desejos e não com os dos outros.

  • Aprenda com seus erros: não tenha medo de errar, se lembre que muitas escolhas erradas que você fez no decorrer da sua vida te fizeram evoluir, mas tenha muito cuidado para que esses erros não te paralisem por causa do medo de errar de novo. Use a cautela como forma de melhorar as suas escolhas, mas não permita-se paralisar. Encare suas decisões e aprenda com elas.

  • Pese prós e contras: quando a gente tem que fazer uma escolha, é válido avaliar muito bem as opções e pesar os prós e contras de cada uma. Se as pessoas agissem mais com precaução, provavelmente errariam menos, se decepcionariam menos e seriam mais felizes. Então aprenda que para toda escolha que você fizer, está escolhendo também pontos positivos e negativos, mas é importante que você saiba sobre eles antes da sua decisão.

  • Saiba que não é possível controlar tudo: por mais que as pessoas queiram ter o controle das coisas, nem sempre será possível controlar. As escolhas podem se encaixar neste tópico também, por isso, desapegue dos resultados, aceite que pode ser bom ou ruim e se prepare para o que der e vier. Tenha sabedoria para lidar com os resultados e permita que a vida te surpreenda.

  • Equilibre razão e emoção: aquele negócio de "siga o seu coração" já era. Não podemos seguir somente o nosso coração, é necessário que haja um equilíbrio também com a razão. Quando as suas escolhas são definidas com equilíbrio, você também tem maiores chances de dar certo.

  • Questione-se sobre a escolha: questionar-se é uma ferramenta valiosa e que ajuda muito na decisão da sua escolha. O questionamento te ajuda a se certificar de que sua escolha está realmente de acordo com as suas próprias vontades. Sabe quando um amigo vem te contar de uma decisão importante e você começa a perguntar um monte de coisas afim de fazer a pessoa entender se é realmente aquilo que ela quer? Então, faça isso com você também.

  • Não tenha medo de voltar atrás: ainda com tudo isso há chances de você não fazer a melhor escolha, e caso não faça, não tenha medo de voltar atrás. Decida pelo que é melhor para você e o passo atrás está incluso nesta decisão.

Espero que através destas dicas você possa realizar melhores escolhas para você, escolhas que te levem a grandes conquistas. Se este artigo fez sentido para você deixe o seu comentário, quero muito saber.

E caso você esteja precisando de ajuda para realizar melhores escolhas, eu posso te ajudar. Me envie uma mensagem e me conte qual é a sua maior necessidade.

Comentários


© 2021 por HvHumanas, Todos dos Direitos Reservados

bottom of page