top of page

O RESSENTIMENTO

Em primeiro lugar vamos entender o que é o ressentimento, não é difícil de entender porque o próprio nome já diz: RE-SENTIR é sentir novamente. Este é o significado literal da palavra, porém quando falamos em ressentimento estamos lidando com a parte negativa do sentir, ou melhor, estamos falando do sentir novamente aqui que não foi bom.

ree

Sentir já é algo que nos relaciona a emoções, quando falamos que estamos sentindo algo, estamos falando de sensações, emoções e sentimentos que estão presentes e ativos em nossa mente. Cada vez que sentimos algo, pensamos em algo e vivemos algum tipo de moção nossa mente registra. A mente registra todas as atividades que vivemos, isso é bom, quando estas atividades são boas, e isto pode ser mal, quando estas atividades são negativas e é aí que mora o perigo do ressentimento.

Quando você passa por uma situação negativa, vive emoções negativas, a sua mente registra no seu inconsciente tudo isso. Quando você relembra do acontecido, você traz á tona todas aquelas emoções que você passou naquele dia, se você sentiu raiva, então você traz a emoção da raiva de volta e seu corpo passa por todas as reações físicas da raiva novamente. Vale lembrar que nossa mente não consegue distinguir o real do imaginário, ou seja, mesmo que você esteja só lembrando do que passou, a sua mente vai liberar todas as substâncias químicas terríveis na corrente sanguínea novamente como se você estivesse passando por tudo isso de novo.

Essas substâncias que são liberadas na sua corrente sanguínea estão associadas ao estresse e tem um grande poder sobre todo o nosso organismo e pode elevar a pressão arterial, prejudicar fígado e coração, estômago, esôfago, tensiona músculos e por aí vai. Tudo isso resulta em nervosismo, incômodo, indisposição, além do sentimento de impulsividade.

Quanto mais a gente vive o ressentimento mais forte ele se torna, ficando cada vez mais difícil eliminar e além do ressentimento, muitas pessoas ficam com raiva de si mesmos por não conseguir lidar com o que originou o problema. Neste caso a pessoa pode se vitimizar.

A mágoa não assimilada e não resolvida pode virar ressentimento e isso desencadeia um processo de sofrimento e destruição. Agora vamos a alguma dicas para aprender a lidar melhor com as mágoas e experiências ruins, para que você não dê força ao ressentimento e se fortaleça para enfrentar situações negativas na sua vida.

  • Reflita sobre o que aconteceu e porque aquilo te deixou mal, pode ser uma situação ou algo que alguém falou;

  • Pense nas emoções que sentiu e qual foi o seu comportamento no momento do acontecido;

  • Compare a situação e o que ouviu com a sua verdade, identifique se aquilo realmente tem a ver com quem você é ou se a pessoa apenas falou para lhe ofender;

  • Que mudanças esta situação ou o que ouviu pode trazer de fato para a sua vida;

  • A partir de agora, que providências você pode tomar para resolver isso?

  • O que você aprendeu com esta situação?

  • Caso passe por isso novamente, como poderá lidar melhor com esta situação?

Quando você faz esta reflexão geral sobre o ocorrido, a sua mente entende que o problema foi resolvido e você acaba enfraquecendo o sentimento ruim. A partir daí controle o seu foco. Cada vez que vier o pensamento sobre tudo o que aconteceu, congele a cena na sua mente, não permita que ela siga adiante e direcione o seu pensamento para algo saudável para você. Se você perceber que o pensamento vem muitas vezes, pode ser que ainda tenha algo aí pendente, então se permita refletir novamente sobre o assunto, com as mesmas questões acima. É preciso coragem para encarar certas situações e lidar com elas.

Este exercício é uma prática de autoconhecimento, quando olhamos para dentro e compreendemos situações para trazer soluções. O principal ponto é que você consiga abrandar as consequências destas situações que foram ruins para você sem que precise oprimi-las, pois isso só piora. Saiba lidar com elas e vai ter condição de ter uma vida mais saudável e feliz.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2021 por HvHumanas, Todos dos Direitos Reservados

bottom of page